Lula não tem o respeito das Forças Armadas, afirma Mourão em entrevista

BRASIL – O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, afirmou que o ex-presidente Lula, líder nas pesquisas, “pode não ter o respeito” das Forças Armadas, mas os militares ainda saudariam o petista caso ele derrote Jair Bolsonaro.

Em entrevista à revista Veja, Mourão declarou: “ele (Lula) pode não ter o respeito, mas vamos dizer assim, como vou dizer… ele tem o cargo. A gente quando faz continência para um superior, a gente não saúda a pessoa, a gente saúda o posto. Ele será saudado pelo posto que irá ocupar”.

Em evento na Bahia, Lula cobrou comprometimento das Forças Armadas com a democracia e disse que não tolerará ameaças contra o processo eleitoral.

“É preciso superar o autoritarismo e as ameaças antidemocráticas. Não toleraremos qualquer espécie de ameaça ou tutela sobre as instituições representativas do voto popular”, afirmou. O ex-presidente ainda disse que as Forças Armadas devem estar comprometidas com a democracia e devem cumprir estritamente o que está definido na Constituição.

“O Brasil independente e soberano que queremos não pode abrir mão de suas Forças Armadas. Não apenas bem equipadas e bem treinadas, mas sobretudo as Forças Armadas comprometidas com a democracia. Tenho certeza que as forças armadas estarão ao lado do povo brasileiro na nossa luta por uma nova independência, como estiveram em momentos importantes da nossa história”, acrescentou.