CCZ divulga calendário de agendamento para castração de cães e gatos

Manaus – O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, da Prefeitura de Manaus, vai iniciar no dia 30 de setembro um novo período para agendamento do serviço de castração de cães e gatos no sistema “CCZ Cidadão”. O calendário para o serviço é organizado a cada trimestre e as vagas são liberadas no sistema para agendamento a cada 15 dias.

No calendário para o agendamento no período de outubro a dezembro, o sistema irá liberar as vagas no dia 30 de setembro; nos dias 14 e 27 de outubro; nos dias 11 e 30 de novembro; e dia 15 de dezembro. O serviço é oferecido de forma gratuita.

As vagas são liberadas no sistema a partir das 7h30 nos dias informados, mas, para realizar o agendamento, os interessados devem fazer um cadastramento prévio no site ccz.manaus.am.gov.br, quando o tutor do animal preenche um formulário eletrônico com informações como nome completo, endereço, CPF, e-mail e número de telefone.

O diretor do CCZ, médico veterinário Rodrigo Rodrigues, orienta que os tutores interessados façam o cadastro com antecedência, não deixando para realizar no dia da liberação das vagas no sistema.

“Como a demanda pelo serviço é muito grande, o cadastro antecipado torna mais fácil para o tutor agendar uma vaga. O cadastro pode ser feito a qualquer momento, mas o tutor deve ficar alerta para as datas do agendamento e também é importante que fique atento para não faltar na data marcada para o procedimento cirúrgico. O CCZ registra aproximadamente de 40% de faltosos nos agendamentos, o que termina dificultando a continuidade na oferta do serviço e também prejudica as pessoas que precisam castrar o seu animal”, destaca o diretor.

A castração pode ser feita em cães e gatos, machos ou fêmeas, com idade mínima de cinco meses, e tem como objetivo o controle reprodutivo, reduzindo o número de animais abandonados nas ruas e mesmo o risco de acidentes de trânsito, e diminuindo o risco de transmissão de zoonoses, que são as doenças que podem ser transmitidas dos animais para o ser humano, como a raiva.

Mais informações podem ser obtidas pelo Disque Saúde, no 0800 280 8 280, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, ou pelo e-mail [email protected].