Braga perde apoio de prefeitos no AM, mas ganha apoio de candidato a deputado que teve 27 votos

Manaus – O candidato ao Governo do Amazonas, senador Eduardo Braga (MDB), divulgou nessa quinta-feira, 13, o apoio do Delegado Mário Melo (PTB), ex-candidato a deputado estadual que obteve 27 votos nessa eleição, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nas redes sociais, Eduardo Braga apareceu em um vídeo ao lado do delegado, comemorando que “Urucurituba é 15”, em referência à cidade amazonense (a 207 quilômetros de Manaus) onde Mário Melo concorreu, em 2020, como candidato à prefeitura pelo PTB.

Na ocasião, o policial também foi derrotado pelo reeleito prefeito “Sabugo do PT”, obtendo 10,03% dos votos válidos (1.023 votos) contra 80,23% (8.181 votos) do petista.

“Eu tô aqui com o Delegado Mário Melo, que agora é 15. Pela mudança, pelos investimentos, pelas coisas boas que vamos fazer para Urucurituba. Então, quero pedir ao povo de Urucurituba a oportunidade de nós, no dia 30 de outubro, votarmos no 15 do Eduardo e no 13 de Lula (PT)”, declarou o senador Eduardo Braga, em vídeo publicado no Instagram.

Na gravação, Mário Melo continua: “Eu tenho certeza que o povo de Urucurituba vai retribuir as obras que você realizou no município e, juntos, vamos realizar o progresso no município na saúde, na educação, na área social e, principalmente, no setor primário”, afirmou o delegado.

Na conta pessoal no Instagram, o Delegado Mário Melo publicou o mesmo vídeo e adicionou um texto em que fala sobre sua decisão de apoiar o senador, “depois de um diálogo construtivo”. Na postagem, ao justificar a mudança de lado, o policial afirma que Eduardo Braga tem “experiência política e capacidade administrativa”.

“O Amazonas precisa avançar na economia, no setor produtivo, na infraestrutura, na geração de emprego e renda, no saneamento básico e igualdade social. Entendo que o Eduardo reúne todas as condições para colocar o estado no caminho do progresso. Sendo assim, peço aos amigos de Urucurituba, apoio à candidatura do Braga pela sua história de luta e trabalho em favor da nossa cidade. Conto com o voto de todos”, escreveu Mário Melo, na rede social.

Delegado Mário Melo publicou o mesmo vídeo de apoio ao senador Eduardo Braga (Reprodução)

De candidato a cabo eleitoral

O Delegado Mário Melo já disputou três eleições no Amazonas: duas vezes para o cargo de deputado estadual e uma para prefeito de Urucurituba. Em nenhuma das ocasiões ele foi eleito. Na sua primeira vez concorrendo, em 2018, o policial estava no PSB. O parlamentar não foi eleito, mas ficou como suplente da sigla. Em 2020 (ano em que recebeu 4.087 votos) e 2022, o político já estava no PTB.

Delegado Mário Melo disputou três eleições no Amazonas (Reprodução)

Nas eleições deste ano, em que obteve a menor quantidade de votos da história de sua trajetória política, Delegado Mário Melo utilizava as redes sociais para atuar como uma espécie de cabo eleitoral e pedir votos para os candidatos a deputado federal e estadual, Saulo Viana (União Brasil) e Joana Darc, respectivamente, além do governador Wilson Lima.

No Instagram, Mário Melo publicou imagens de apoio aos políticos e chegou a afirmar conhecer o “compromisso e responsabilidade de todos”.

O delegado chegou a pedir apoio ao governador Wilson Lima no primeiro turno (Reprodução)

Pelo interior do Amazonas, o Delegado Mário Melo chegou a participar de comitivas, caminhadas e até viagens de barco em apoio ao governador Wilson Lima e aos demais candidatos, segundo mostram publicações do policial nas redes sociais.

Mário Melo em viagem pelo interior do Amazonas (Reprodução)

Eduardo Braga enfrenta debandada

O candidato Eduardo Braga chegou ao segundo turno das eleições 2022 no Amazonas, perdendo para o governador e candidato à reeleição Wilson Lima. Com 100% das urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o atual mandatário obteve 42,82% (819.784) dos votos válidos, sendo um pouco mais que o dobro do que o obtido pelo segundo colocado ocupado por Braga, que alcançou 20,99% (401.817) dos votos.

O resultado foi alcançado com Wilson Lima sendo o mais votado em 49 cidades do Amazonas, incluindo a capital Manaus. Já o Eduardo Braga contabilizou o total de 13 municípios em que conseguiu vitória nas urnas. O senador, apesar de ter conseguido vitória nas cidades de Silves e Anori, já enfrenta debandada. Isso porque os prefeitos das duas cidades, que o apoiaram no primeiro turno, mudaram de lado no segundo turno e anunciaram apoio ao governador Wilson Lima.

Fonte: Cenarium