Catar libera bandeiras LGBTQIAP+ nos estádios da Copa

Mundo – O Catar, país onde a Copa do Mundo 2022 é sediada, resolveu liberar as bandeiras com o símbolo arco-íris, ligadas à comunidade LGBTQIAP+ , nos estádios em que o evento ocorre.

Até então a postura do país era restritiva sobre o símbolo, não só em bandeiras, como também em camisetas, chapéus e outras peças. A partir desta sexta-feira (25) torcedores que quiserem expressar apoio à comunidade queer com camisetas, bandeiras e símbolos não poderão mais ser importunados por seguranças.

No último dia 21, o jornalista norte americano Grant Wahl compartilhou no Twitter que foi forçado a tirar uma camiseta com o símbolo do arco-íris ao entrar em um estádio.
“Você precisa trocar sua camisa. Não é permitido”, um dos seguranças ordenou, segundo o jornalista, que também ouviu que a camisa era “política”.

Outro jornalista que passou por um episódio semelhante foi o brasileiro Victor Pereira, que levou uma bandeira do estado de Pernambuco para um estádio e foi contido por seguranças.

“A gente estava com a bandeira de Pernambuco e fui atacado por alguns integrantes aqui do Catar e policiais, eles vieram para cima achando que era uma bandeira LGBT. Fui filmar, eles pegaram meu telefone e só devolveram me obrigando a deletar o vídeo que eu fiz”, afirmou o jornalista nas redes sociais.

Fomos abordados por conta da bandeira de Pernambuco, que tem um arco-íris e acharam que era a bandeira LGBT. Tomaram o meu celular e só me devolveram quando deletei o vídeo que tinha.

Mais um episódio de censura ocorreu quando funcionários da Associação de Futebol do País de Gales, e torcedores da seleção, usavam chapéus com bandeiras arco-íris durante o jogo de estreia do time galês, contra os Estados Unidos, no dia 21.

A autorização do uso de bandeira LGBT+ e outras peças do tipo nos estádios do Catar é considerada uma vitória, contudo, ainda não houve flexibilização para o uso da braçadeira “OneLove”, que foi restrita pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).

A braçadeira estampa as cores rosa, amarelo e azul, em apoio à causa LGBTQIA+, além do vermelho, preto, e verde, que representam origem e raça. A Fifa proibiu os jogadores de utilizarem o adereço nos estádios e ainda ameaçou punir os capitães dos times, que não acatassem a imposição, com cartão amarelo, ou até mesmo expulsão do campo.

A Federação Alemã de Futebol (DFB) declarou que acionará judicialmente a Fifa devido à proibição do uso da braçadeira. Segundo o porta-voz da DFB, Stefan Simon, a organização espera conseguir anular a proibição até a segunda partida da Alemanha, que acontece domingo (27) contra a Espanha.

Fonte: IG