Roberto Cidade destaca lei que estabelece a Política Estadual de Diagnóstico e Tratamento da Depressão

Cuidar da saúde mental deve ser algo tão primordial quanto da saúde física e a campanha ‘Janeiro Branco’ chama atenção para o tema. Autor de leis que ressaltam a importância do cuidado com as doenças mentais, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), reforça a Lei nº 4.876, que institui Política de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome da Depressão na Rede Pública de Saúde.

‘A campanha do ‘Janeiro Branco’ tem seu simbolismo porque reforça a importância de tratarmos sobre o tema, de falarmos sobre as formas de identificação, tratamento, acompanhamento e, sobretudo, para que se possa desmistificar o assunto que ainda sofre muito preconceito.  Precisamos reforçar as leis que chamam atenção para a saúde mental. Isso é uma questão de saúde pública’, afirmou.

A Lei prevê que sejam disponibilizados meios para: detectar a doença ou evidências de que ela possa vir a ocorrer, visando prevenir seu aparecimento; efetuar pesquisas visando ao diagnóstico precoce da depressão e seus distúrbios; evitar ou diminuir as graves complicações para a população decorrentes do desconhecimento acerca da depressão e seus tipos; identificação, cadastramento e acompanhamento de pacientes da rede pública diagnosticados com depressão.

Visa ainda tratar sobre a conscientização de pacientes e pessoas que desenvolvam atividades junto às unidades de saúde estaduais e privadas quanto aos sintomas e à gravidade da doença; sobre a abordagem do tema, quando da realização de reuniões, como forma de disseminar as informações a respeito da doença; e ainda destaca a necessidade de desenvolver e/ou incentivar os eventos voltados à prevenção e conscientização da síndrome da depressão.

O Relatório Mundial de Saúde Mental da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado em junho de 2022, mostrou que um bilhão de pessoas viviam com algum transtorno mental em 2019, e apontou que 15% dos adultos em idade ativa sofreram algum transtorno mental.

CUIDADOS COM A SAÚDE MENTAL E LOCAIS DE ATENDIMENTO – Uma das formas de promover o autocuidado com a saúde mental é construir estratégias de redução dos quadros de ansiedade, tais como praticar atividades físicas, ter uma alimentação saudável, buscar ter boas noites de sono e procurar atendimento profissional sempre que necessário.

  • CAPS III Benjamin Matias Fernandes – Av. Maneca Marques, 1916- Parque 10 Acolhimento (atendimentos de primeira vez): segunda a sexta-feira, 8h às 17h;
  • CAPS III Álcool e Drogas Dr. Afrânio Soares – Av. Ephigênio Sales, nº 5, Aleixo Acolhimento (atendimentos de primeira vez): segunda a sexta-feira, 8h às 17h;
  • CAPS Infantojuvenil Leste – Avenida Adolpho Ducke, 1221, Conjunto Acariquara, Coroado. Funcionamento: segunda à sexta-feira, 7h às 17h;
  • CAPS Infantojuvenil Sul – Rua Santa Catarina, nº 3 – Parque das Laranjeiras. Funcionamento: segunda à sexta-feira, 7h às 17h.