PF impediu que aeroporto de Brasília fosse palanque político na chegada de Bolsonaro

BRASIL – O forte esquema de segurança montado para o retorno de Jair Bolsonaro (PL) ao Brasil impediu que o ex-capitão transformasse seu desembarque em palanque político. Bolsonaro voltou ao país nesta quinta-feira (30), após 89 dias nos Estados Unidos, para onde fugiu antes do término do mandato após perder as eleições para o presidente Lula (PT).

De acordo com a CNN Brasil, Bolsonaro foi abordado por agentes da Polícia Federal (PF) assim que desembarcou no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck, em Brasília, e foi informado que não poderia sair pelo saguão principal do aeroporto, onde um grupo de cerca de 100 bolsonaristas aguardavam o político.

Bolsonaro tentou argumentar e reverter a situação, quando foi enquadrado pela PF: “isso não é uma opção, é uma determinação de segurança”, teria dito um dos agentes ao ex-mandatário. Sem alternativa, ele saiu do aeroporto pela área restrita.

Agora em terras brasileiras, Bolsonaro deverá responder diversas questões perante a Justiça. O primeiro compromisso está marcado para o dia 5 de abril, data em que Bolsonaro deverá prestar depoimento à Polícia Federal sobre o escândalo das joias sauditas. Além disso, ele ainda responde a uma série de processos junto à Justiça Eleitoral que podem resultar em sua inelegibilidade.