domingo, 25 de janeiro de 2026
Início POLÍTICA Após massacre em SC, ministro Dino instaura inquérito para investigar células neonazistas...

Após massacre em SC, ministro Dino instaura inquérito para investigar células neonazistas no Brasil

BRASIL – Por determinação do ministro Flávio Dino, a Polícia Federal instaurou inquérito policial para investigar a proliferação de células neonazistas no Brasil. O fenômeno teve crescimento no país a partir de 2016 e ganhou força com a ascensão da extrema direita ao poder.

A ação do Ministério da Justiça e da Segurança Pública acontece em resposta ao massacre de ocorrido na cidade de Blumenau (SC). Um homem de aproximadamente 25 anos de idade invadiu a creche Cantinho Bom Pastor, matou quatro crianças e feriu outras três. A Polícia Civil informou que o autor do atentado foi preso após se entregar na central de plantão policial da região.

Ação Interministerial

Nesta quarta-feira (5), o presidente Lula convocou uma reunião emergencial com os ministros Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública); Camilo Santana (Educação); Silvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania); e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência), para tratar do massacre. Na reunião, Lula assinou decreto interministerial para instalação de grupo de trabalho a fim de elaborar uma política nacional de combate à violência nas escolas.

Sobre a tragédia, o presidente se manifestou nas redes sociais: “Não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos ou netos, ainda mais em um ato de violência contra crianças inocentes e indefesas. Meus sentimentos e preces para as famílias das vítimas e comunidade de Blumenau diante da monstruosidade ocorrida na creche Bom Pastor. Para qualquer ser humano que tenha o sentimento cristão, uma tragédia como essa é inaceitável, um comportamento, um ato absurdo de ódio e covardia como esse”.