Cármen Lúcia será relatora, no STF, do pedido da PGR para prender Sergio Moro

BRASIL – A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteada nesta terça-feira (18) para a relatoria da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador e ex-juiz Sergio Moro (União Brasil).

A PGR pediu a prisão de Moro após a divulgação de um vídeo em que ele fala em “comprar habeas corpus” do ministro Gilmar Mendes, do STF. As imagens viralizaram nas redes sociais na última sexta-feira (14).

A denúncia foi encaminhada nessa segunda-feira (17). Nas imagens, Moro aparece sorrindo e falando em “comprar um habeas corpus do (ministro do Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes”. No documento, a vice-procuradora Lindôra Maria Araujo afirmou que Moro estava “ciente da inveracidade de suas palavras” e pediu que senador seja condenado à prisão.

Em coletiva nessa segunda-feira, o ex-juiz disse ser vítima de um vídeo editado e que sempre fez “críticas respeitosas” ao STF. “Me preocupo, dentro desse mesmo contexto, que o governo federal busque cercear a liberdade de expressão. É claro que ela não abrange ofensas, é claro que ela não abrange ameaças, mas, claramente, naqueles fragmentos manipulados, não há nenhuma acusação contra o ministro Gilmar Mendes, não há nenhuma ofensa intencional ao ministro. O que existe são falas descontextualizados e divulgadas em fragmentos, para falsamente me colocar como alguém contrário ao Supremo Tribunal Federal e ao próprio ministro. O que nunca fui”, disse.