Presidente Lula deve indicar seu advogado, Cristiano Zanin, para o Supremo Tribunal Federal

BRASIL – O presidente Lula (PT) deve indicar seu advogado pessoal, Cristiano Zanin, para a vaga deixada pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal (STF). As informações são das jornalistas Vera Rosa e Andreza Matais, do jornal Estado de São Paulo.

“Lula manifestou a convicção em conversas com vários interlocutores, recentemente, e não escondeu a contrariedade com os fortes ataques a Zanin por parte de petistas”, afirmam.

Desde que começou a ser especulado para o STF, o nome de Zanin foi alvo de críticas. O próprio Lula foi pressionado por diversos setores a indicar uma mulher negra para a vaga.

No mês passado, em reunião com empresários em Lisboa (Portugal), Lula disse que não se preocupa com uma possível repercussão negativa de sua escolha.

Nesta semana, Lula deve ter uma conversa definitiva com Lewandowski para fechar a indicação. O ex-ministro defende que a vaga seja ocupada pelo advogado Manoel Carlos de Almeida Neto, que já atuou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi assessor de Lewandowski no Supremo. O presidente, no entanto, conta com o apoio do ex-magistrado ao nome de Zanin.