Brasil e Argentina acertam acordo para fortalecer laços na economia da cultura

Brasil – Os governos do Brasil e da Argentina assinaram uma declaração conjunta neste sábado (3) para fortalecer a cooperação nas áreas das economias culturais. O ato foi realizado durante a 7ª edição do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas (Mica), em Buenos Aires, onde o Brasil é o convidado de honra.

O acordo é celebrado no ano em que as relações diplomáticas entre Brasil e Argentina completam 200 anos e que o Ministério da Cultura brasileiro foi reconstruído.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o ministro da Cultura argentino, Tristán Bauer, assinaram a declaração conjunta na qual destacam a aliança estratégica que une os dois países, ratificam o compromisso de relançar, intensificar e fortalecer o diálogo bilateral cultural e aprofundar a cooperação nos blocos, foros e organismos internacionais e regionais onde são parte.

“Para mim é um dia de profunda emoção e alegria. Quando Maurício Macri assumiu, a primeira medida foi acabar com o Ministério da Cultura. Assim também aconteceu no Brasil no governo anterior. E quando Alberto Fernández e Cristina Kirchner foram eleitos, recriaram a pasta e também assim foi feito por Lula quando eleito. Por isso, estamos hoje aqui na Argentina. A cultura é muito importante para esse momento da humanidade e muito importante esse acordo que estamos fazendo. Vamos aprofundar esse vínculo em mercados culturais, em patrimônio e na centralidade da cultura popular, com a retomada dos pontos de cultura que trouxemos para cá inspirados em Brasil”, destacou o ministro Tristán Bauer.

Fonte: Revista Fórum