Presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai passar por cirurgia no quadril

Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja passar por uma cirurgia no fim deste mês para tratar uma artrose no fêmur, após retornar de sua viagem oficial à França.

Anteriormente havia sido divulgada informação, confirmada pela Secretaria de Imprensa da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, que a intervenção cirúrgica do presidente só ocorreria no início de 2024.

No entanto, na última segunda-feira (5), durante um encontro com senadores aliados no Palácio do Planalto, Lula mencionou a possibilidade dessa cirurgia quando retornar da viagem programada à França.

Lula se reuniu com os senadores para agradecer o empenho deles na aprovação da medida provisória que reestruturou a Esplanada dos Ministérios, a MP dos Ministérios. Foi o próprio presidente que comentou que faria o procedimento cirúrgico ao voltar de Paris, onde participará de uma cúpula sobre o pacto global, promovida pelo presidente Emmanuel Macron.

Lula tem reclamado de fortes dores na região da perna e quadril.

Essa não é a primeira vez que ele menciona essas dores. Durante uma viagem à Bahia no mês passado, o presidente afirmou que está recebendo injeções diárias, mas que elas não estão mais surtindo efeito. Ele brincou com o senador Otto Alencar (PSD-BA), que é médico, dizendo que precisaria ser curado para poder voltar a jogar futebol.

A equipe médica que cuida do presidente já havia recomendado a cirurgia, assim como a redução do ritmo de viagens e eventos públicos.

No entanto, Lula tem mantido sua agenda e até intensificado seus compromissos no exterior. Ele realizou uma longa viagem ao Japão no mês passado como um dos convidados para a reunião do G7, um fórum que reúne algumas das principais economias do mundo.

Além da França, o presidente também planeja viajar nos próximos meses para a África do Sul, onde participará da cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Via: Revista Fórum