PF cumpre mandado e prende brasileiro que viajaria para se juntar ao grupo terrorista Estado Islâmico

BRASIL – A Polícia Federal cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal de Belo Horizonte contra um brasileiro que pretendia deixar o país para se juntar à luta do grupo terrorista Estado Islâmico.

A prisão foi realizada no portão de embarque internacional do Aeroporto Internacional da Guarulhos, em São Paulo. Além da prisão, foram cumpridas busca e apreensão nas cidades de São José dos Campos/SP e Barbacena/MG.

A investigação apura a conduta criminosa de integrar e promover organização terrorista prevista na Lei nº 13.260/2016, com pena de reclusão de cinco a oito anos e multa, ressaltando que o crime de terrorismo é considerado hediondo pela legislação nacional.

Estado Islâmico

O grupo terrorista Estado Islâmico foi criado em 2014 e se baseia em interpretações radicais do islamismo.

A organização chegou a controlar grandes extensões no Iraque e na Síria, além de coordenar ataques em outras partes do mundo. Além do rígido controle imposto aos moradores das áreas controladas, grupo também é conhecido por perseguir e matar minorias como homossexuais, cristãos e curdos.

No Brasil, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) identificou potenciais ameaças do Estado Islâmico ao país em uma conta no Twitter em 2016.