Promessa de campanha, preço da picanha acumula queda de 6,5% nos seis primeiros meses do governo Lula

BRASIL – O governo Lula conseguiu cumprir a promessa de campanha de reduzir o preço da picanha. O preço médio da carne acumula queda de 6,52% após os seis meses de governo Lula. Outros cortes famosos, como alcatra e a costela, caíram respectivamente 9,09% e 5,44%. A informação é do UOL.

Os dados são do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), inflação oficial calculada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada nesta terça (11). O país registrou deflação de 0,08% em junho, acumulando uma alta de 2,87% desde janeiro.

A cerveja, por sua vez, teve um leve aumento, de 2,66%. A redução do preço da bebida também foi uma das promessas de campanha de Lula, que dizia que os trabalhadores voltariam a comer “picanha com cerveja”.

“Vamos voltar a reunir as famílias no domingo e fazer um churrasquinho. E vamos comer uma fatia de picanha com uma gordurinha passada na farinha e tomar uma cerveja gelada. O povo entra em delírio porque é isso o que o povo quer”, afirmou o petista durante a campanha eleitoral.

O ex-presidente Jair Bolsonaro chegou a reclamar, na época, dizendo que “não tem filé mignon para todo mundo”. O preço médio do filé mignon caiu 8,02% durante a gestão petista, segundo o IPCA.

No geral, houve uma redução do preço da carne bovina de 5,89% desde janeiro.