OMS classifica açúcar encontrado na “Coca-Cola” como possível cancerígeno

Saúde – A IARC (Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, na sigla em inglês), braço da OMS (Organização Mundial da Saúde), classificou nesta 6ª feira (14.jul.2023) o aspartame como um “possível cancerígeno”. Isso quer dizer que existem evidências limitadas de que o adoçante pode causar câncer. No entanto, a substância ainda é considerada segura para o consumo em baixas quantidades.

O aspartame é um dos adoçantes mais populares do mundo. É encontrado em produtos como refrigerantes dietéticos da Coca-Cola e gomas de mascar.

Os estudos disponíveis não indicam quanto uma pessoa precisaria ingerir para estar em risco. A orientação da OMS é que o consumo da substância fique abaixo de 40mg/kg por dia.

Em entrevista a jornalistas, o diretor do Departamento de Nutrição para Saúde e Desenvolvimento da OMS, Francesco Branca, disse que, ao escolher suas bebidas, as pessoas não deveriam considerar consumir aspartame nem açúcar.

“Se os consumidores se depararem com a decisão de tomar refrigerante de cola com adoçante ou com açúcar, acho que deveria haver uma 3ª opção considerada, que é beber água”, falou Branca.

Fonte: Poder 360