sábado, 24 de janeiro de 2026
Início POLÍTICA Ideia de gravar Alexandre de Moraes partiu de Daniel Silveira, afirma Marcos...

Ideia de gravar Alexandre de Moraes partiu de Daniel Silveira, afirma Marcos do Val em depoimento

BRASIL – O senador Marcos do Val (Podemos-ES) afirmou nesta quarta-feira (19) à Polícia Federal (PF) que o ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) teve a ideia de gravar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e atual presidente Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, para conseguir informações e pedir o impeachment dele como juiz.

O parlamentar já havia dito que a hipótese da gravação foi discutida em uma reunião com Jair Bolsonaro (PL) e com o petebista. De acordo com o senador, em momento algum o ex-chefe do Executivo federal se manteve calado ou foi contrário ao plano.

Na semana passada, o ex-ocupante do Planalto confirmou a reunião, mas negou a discussão sobre um golpe.

A defesa de Daniel Silveira afirmou que do Val não tem credibilidade para acusar o cliente. Advogados também disseram que a iniciativa da reunião foi do senador.

Durante o seu governo, Bolsonaro tentou passar para a população a mensagem de que o Judiciário atrapalhava sua gestão. Ele defendeu a participação das Forças Armadas na apuração do resultado das eleições.

Atualmente, o ex-ocupante do Planalto é investigado no STF porque fez ataques ao sistema eleitoral brasileiro no ano passado, quando teve uma reunião com embaixadores em Brasília (DF) e acusou sem provas as urnas eletrônicas de não terem segurança contra fraudes.