Ministro Fernando Haddad defende que Lula seja candidato à reeleição na disputa eleitoral de 2026

BRASIL – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu nesta quarta-feira (26) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva busque a reeleição na eleição de 2026 e afirmou que, caso Lula, que completará 78 anos em outubro, não concorra, haverá um candidato que representará o projeto liderado por ele.

“O presidente Lula tem direito constitucional à reeleição. Ele não vai precisar mudar a Constituição para se reeleger. Grande parte das pessoas que eu conheço defendem que Lula seja candidato em 2026… Claro que eu defendo”, disse Haddad em entrevista ao portal Metrópoles.

“O presidente Lula terá um candidato. Ele próprio ou alguém que ele indicar. O Lula é uma pessoa madura, sabe que vai fazer 78 anos esse ano. Para ele, o Brasil é a coisa mais importante do mundo e ele vai lutar por esse país o quanto ele precisar lutar. Então, ele não vai piscar se o Brasil precisar dele para servir”, acrescentou Haddad, que disputou a Presidência na eleição de 2018 quando Lula estava impedido de concorrer.

Durante a campanha eleitoral do ano passado, Lula chegou a sinalizar que não disputaria a reeleição em 2026 caso vencesse o pleito, afirmando que este seria “o mandato da minha vida”.

Mais recentemente, no entanto, o petista acenou à possibilidade de buscar um quarto mandato presidencial daqui a três anos, afirmando que o fato de o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que está com 80 anos, disputar a reeleição no ano que vem é um “estímulo” para uma eventual candidatura sua.