Energia já foi reestabelecida no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Brasil – A energia elétrica foi reestabelecida em 3 regiões do Brasil depois do apagão na manhã desta 3ª feira (15.ago.2023). Segundo o MME (Ministério de Minas e Energia), Sul, Sudeste e Centro-Oeste já voltaram à normalidade.

Em nota, a pasta afirma que há equipes atuando para retomar as cargas nas regiões Norte e Nordeste –as mais afetadas pelo apagão.

Até às 10h45, de acordo com informações do ONS (Operador Nacional do sistema Elétrico), já tinham sido recompostas 30% da carga no Norte e 73%, no Nordeste. Às 12h, o presidente interino Geraldo Alckmin (PSB) informou que a recomposição de carga no Norte tinha chegado a 40% e, no Nordeste, a 80%.

O apagão atingiu ao menos 24 Estados e o DF (Distrito Federal), depois de uma ocorrência na rede de operação SIN (Sistema Interligado Nacional).

Segundo o MME, houve uma interrupção de 16.000 MW de carga depois da abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste.

Devido ao apagão, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de retomada da energia nos Estados, assim como a apuração do que causou o apagão.

Silveira, que estava no Paraguai acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na posse do novo presidente do país, Santiago Peña, comunicou que está providenciando seu “retorno imediato” para acompanhar o caso.

Segundo publicação do ministro no Twitter, desde as primeiras notícias de interrupção de energia, ele determinou o “rápido reestabelecimento dos serviços”.

Às 12h, Alckmin afirmou que a interrupção no fornecimento de energia em todo o país estará resolvida “em poucas horas” e que as causas do apagão ainda serão investigadas.

Para o vice-presidente, a ação do Ministério de Minas e Energia foi rápida. Ele disse ter conversado com Silveira e com o secretário-executivo do ministério, Efraim Pereira da Cruz, pela manhã, mas não falou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O vice-presidente disse ainda que foi identificado um problema em Imperatriz (MA). Questionado sobre a avaliação do trabalho de Silveira, Alckmin afirmou que o ministro “tem feito um bom trabalho”.

Fonte: Poder 360