Wrestling: atletas amazonenses de luta olímpica são destaques na Gymnasiade 2023

Esportes – Representando a Seleção Brasileira de Wrestling Sub-15, a delegação amazonense de luta olímpica foi destaque na Gymnasiade 2023, que aconteceu de 19 a 27 de agosto, no Rio de Janeiro.  Maik Ibson, Francisco Wilison, Ágata Franco, Gabriele Souza e Jennifer Queiroz conquistaram sete medalhas, entre elas de ouro, prata e bronze, na competição escolar que reuniu atletas de 46 países.

“Este resultado positivo só demonstra que o apoio do Governo do Amazonas tem sido fundamental para que nossos atletas consigam evoluir cada vez mais em competições nacionais e internacionais. O wrestling amazonense é de grande potencial e os resultados são sempre os melhores”, destacou Jorge Oliveira, secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).

Com apoio do Governo do Amazonas a equipe de wrestling brilhou na competição nacional, conquistando vários pódios. Medalhista na categoria greco-romano e estilo livre, o amazonense Maik Ibson, de 15 anos, ressaltou o sentimento em representar a Seleção Brasileira pela primeira vez na Gymnasiade.

“É uma emoção muito grande representar a seleção, mas a responsabilidade também aumenta. Fiquei feliz com meu resultado, porque essa competição contou com atletas dos Estados Unidos, Geórgia e China, então ser destaque entre esses competidores foi muito importante”, comentou Maik Ibson, que foi medalha de prata e bronze no campeonato escolar.

Praticando o wrestling a pouco menos de dois anos, Jennifer Queiroz foi medalha de prata na categoria estilo livre, até 39kg. A lutadora integrante da delegação amazonense, com apenas 14 anos, já sonha em alcançar pódios maiores, na modalidade.

“Hoje, meu maior sonho é me tornar uma atleta profissional, me manter no ranking mundial e quem sabe um dia também conquistar uma vaga nas Olimpiadas”, comentou a atleta Jennifer Queiroz.

Organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), a Gymnasiade ocorreu com disputas em 18 modalidades: tiro com arco, atletismo, badminton, ginástica rítmica e artística, basquete 3×3, caratê, dança esportiva, judô, orientação, natação, taekwondo, tênis de mesa, wrestling, xadrez e esgrima.

Confira o resultado dos atletas amazonenses:

Maik Ibson

Categoria e estilo:52 kg.

Medalha: greco-romano (prata) estilo livre (bronze)

Francisco Willison

Categoria e estilo: 44kg estilo livre (ouro) estilo greco (bronze)

Medalha:ouro e bronze

Ágata Franco

Categoria e estilo: 50kg.

Medalha: bronze

Gabriele de Souza

Categoria e estilo: 65kg. Estilo livre

Medalha: Fair Play

Jennifer Queiroz

Categoria e estilo: 39kg estilo livre

Medalha:prata