Presidente do STF, ministro Barroso defende direitos de minorias e maior diversidade no Judiciário

BRASIL – Em uma cerimônia solene e repleta de personalidades políticas, jurídicas e culturais, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, foi empossado nesta quinta-feira (28) como o novo presidente da Corte. Com um discurso enfático e comprometido com a defesa dos direitos humanos, Barroso expressou sua visão de um Judiciário mais inclusivo e representativo.

Ao assumir a presidência do STF, Barroso enfatizou a necessidade de aumentar a representatividade das mulheres e promover a diversidade racial dentro do Poder Judiciário, informa o portal g1. Ele ressaltou a importância de critérios de promoção que considerem a paridade de gênero e a ampliação da diversidade racial como medidas essenciais para construir um Judiciário mais justo e equitativo.

“Aumentar a participação de mulheres nos tribunais, com critérios de promoção que levem em conta a paridade de gênero. E, também, ampliar a diversidade racial”, afirmou o ministro em seu discurso de posse.

Barroso destacou que a defesa dos direitos das minorias não é apenas uma questão de progressismo, mas, acima de tudo, uma questão de respeito à humanidade. Ele enfatizou a importância de lutar pelos direitos de grupos como indígenas e a comunidade LGBTQIA+ como uma busca pela dignidade e consideração por todas as pessoas.

“Há quem pense que a defesa dos direitos humanos, da igualdade da mulher, da proteção ambiental, das ações afirmativas, do respeito à comunidade LGBTQIA+, da inclusão das pessoas com deficiência, da preservação das comunidades indígenas são causas progressistas. Não são. Essas são as causas da humanidade, da dignidade humana, do respeito e consideração por todas as pessoas”, enfatizou Barroso.

Além disso, o novo presidente reafirmou o compromisso do Judiciário com a democracia e a unidade nacional. Ele destacou que, apesar dos desafios políticos e sociais enfrentados pelo Brasil, é fundamental reconhecer que todos fazem parte de uma única nação.

“O país não é feito de nós e eles. Somos um só povo”, declarou Barroso. Ele também ressaltou que questões como o sucesso do agronegócio e o enfrentamento à corrupção não são incompatíveis com a preservação ambiental e o devido processo legal, enfatizando que todos compartilham a responsabilidade de manter a estabilidade e a justiça na sociedade.

A cerimônia de posse contou com a presença da cantora Maria Bethânia, que interpretou o Hino Nacional, e teve a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assim como dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Luís Roberto Barroso ingressou no Supremo Tribunal Federal em 2013, nomeado pela então presidente Dilma Rousseff para a vaga deixada pelo ministro Carlos Ayres Britto. Natural de Vassouras (RJ), Barroso é doutor em direito público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestre em direito pela Yale Law School, nos Estados Unidos.