Deslizamento faz vila “sumir do mapa” no interior do Estado do AM

Amazonas – Um grande deslizamento de terra ocorrido no último sábado (30) fez “sumir do mapa” as ruas, casas, escolas e igrejas de uma pequena vila chamada Arumã, em Beruri, no interior do Amazonas. A destruição também deixou um morto, além de diversos feridos e desaparecidos.

A localidade, que fica a 173 quilômetros de Manaus, capital do Amazonas, foi afetada pelo fenômeno das “terras caídas”, que acontece principalmente no período de seca dos rios no estado. O Corpo de Bombeiros estima que o desastre atingiu mais de 40 casas e afetou cerca de 200 pessoas.

Segundo o portal G1, moradores do local relataram que todos viviam uma rotina tranquila no último sábado até que o deslizamento de terra iniciou e muitos sentiram um forte tremor. Antes da devastação, a vila, assim como muitas cidades e comunidades ribeirinhas do interior do estado, tinha um pequeno porto e uma orla cercada com construções coloridas. Tudo virou lama.

Após o ocorrido, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema) enviou 150 cestas básicas em apoio às famílias desabrigadas, que estão alojados em um centro comunitário, montado em uma comunidade vizinha. Além disso, uma equipe com profissionais de diversas outras secretarias e órgãos foi enviada para Beruri para atender os afetados pelo deslizamento.

Fonte: Pleno News