segunda-feira, 26 de janeiro de 2026
Início AMAZONAS Ari Moutinho Jr pode ser punido com aposentadoria compulsória por ofender presidente...

Ari Moutinho Jr pode ser punido com aposentadoria compulsória por ofender presidente Yara Lins

O conselheiro Ari Moutinho Júnior deverá responder nos âmbitos cível, criminal e administrativo, após ofender a presidente eleita do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), Yara Lins dos Santos.

Segundo informações da própria conselheira, ao dizer bom dia ao colega, ele retrucou com xingamentos de baixo calão.

De acordo com o promotor do caso, é possível a instauração de procedimento a partir de uma representação da conselheira ofendida, porque se trata de um possível crime de ação penal concorrente.

O promotor explica que esse fato configura uma violação da honra e até mesmo se presenciado por outros colegas, uma violação da imagem da conselheira, gerando o direito à indenização pelos danos morais e eventualmente danos materiais.

‘Quando alguém pratica uma infração disciplinar, mas também configura crime, é possível que se tenha uma aplicação de uma série de sanções, entre elas, a suspensão, advertência, podendo chegar, inclusive, até a pena de aposentadoria, aquela aposentadoria compulsória, aquela por prática de infração disciplinar’ disse.

Caso o conselheiro seja punido com a aposentadoria compulsória, Ari Moutinho Júnior vai se aposentar muito antes da data prevista.