Imprensa internacional destaca êxitos do presidente Lula em 2023

Brasil – A imprensa internacional deu destaque às realizações do governo Lula em 2023, exaltando o retorno do Brasil à normalidade democrática, a volta do País ao cenário internacional e a melhora da economia.

O jornal espanhol El País escreveu que o presidente Lula “cumpriu a principal missão que lhe foi confiada pelo eleitorado do Brasil”. “A democracia recuperou o seu ímpeto e a normalidade institucional reina após os turbulentos quatro anos da administração de extrema direita liderada por Jair Bolsonaro”, diz o periódico.

A Rádio Internacional da França (RFI) escreveu que o presidente Lula “adotou uma política externa ativa, fortalecendo o papel do Brasil no cenário internacional”, destacando também a “agenda verde” do governo federal.

A agência Voice of America, dos Estados Unidos, apontou uma série de dados sobre a melhora da economia brasileira em 2023: “A previsão é de que a economia do Brasil cresça 3% em 2024, em vez dos 0,6% que antecederam as economias de mercado. A inflação parece controlada em aproximadamente 4,7% anual, ligeiramente acima do previsto, mas abaixo dos dígitos dos anos recentes. A taxa de desemprego caiu para 7,5% em novembro, um ponto percentual por baixo do dia em que Bolsonaro deixou a presidência”.

Entre os desafios citados pelas publicações, estão a falta de uma maioria no Congresso Nacional e a divisão política persistente no eleitorado.

Fonte: Brasil 247