Quem tem direito ao Vale-Gás 2024? Entenda e veja como receber

Brasil – O benefício do Vale-Gás, também popularmente conhecido como Auxílio-Gás, contribui para que muitos brasileiros em situação de vulnerabilidade possam adquirir esse recurso essencial à vida doméstica. Assim, com o início de 2024, diversas pessoas indagam sobre como serão feitos os repasses nesse novo período.

Lembre-se de que, para receber esses valores, é necessário que o cidadão cumpra alguns requisitos básicos, entre eles estar devidamente inscrito no CadÚnico (Cadastro Único) com todas as suas informações atualizadas.

No ano de 2024, ocorrerão algumas atualizações importantes nas cifras oferecidas aos beneficiários desta iniciativa. Esses, por sua vez, sofrerão uma redução nos montantes, já que apenas metade do preço do botijão será paga, em contraposição ao valor integral oferecido nos últimos meses de 2023.

Tal mudança ocorrerá devido ao término do adicional, que vigoraria apenas no referido ano, a menos que uma nova Medida Provisória (MP) seja editada e aprovada pelo poder público. Assim, quem esperava repasses mais generosos, infelizmente, terá que se contentar com depósitos modestos.

Como fazer a inscrição no Vale-Gás

Como foi dito anteriormente, para ter direito a se inscrever no Vale-Gás, é necessário que o grupo familiar atenda a algumas exigências, como, por exemplo, ter um registro atualizado no CadÚnico, o banco de dados mantido pelo Governo Federal para gestão e controle de benefícios sociais.

Lembre-se de que, mesmo com tal cadastro, ainda não há garantias de pagamento, pois é o Ministério do Desenvolvimento Social que faz a seleção dos beneficiários. Além disso, é importante destacar que mulheres vítimas de violência doméstica ou sob medidas protetivas constituem um público prioritário da referida iniciativa.

Por fim, caso a pessoa se enquadre em todos os critérios mencionados neste texto, ela deve permanecer atenta e, apesar das mudanças acerca de valores, o Vale-Gás deve continuar a auxiliar milhões de brasileiros que dependem desse montante para comprar seus botijões e, assim, preparar sua comida.

Fonte: capitalist