sexta-feira, 23 de janeiro de 2026
Início POLÍCIA Áudio manipulado por I.A. pode ter sido encomendado por adversário do prefeito...

Áudio manipulado por I.A. pode ter sido encomendado por adversário do prefeito David Almeida

Manaus – Na manhã desta sexta-feira (9), a Polícia Federal deflagra a “Operação Nirmata”, que investiga empresários e agências de publicidade acusados de usarem a I.A. (Inteligência Artificial) para criar um áudio falso do prefeito David Almeida supostamente atacando os professores que cobravam o FUNDEB.

Conforme informações dos bastidores, o áudio manipulado pela inteligência artificial pode ter sido encomendado e elaborado dentro de um suposto gabinete do ódio por um possível adversário político de David Almeida.

Às vésperas das eleições de 2024, o áudio criminoso forjado pela I.A. mostrava a voz de David Almeida xingando e atacando professores da rede municipal que cobravam o FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

De acordo com informações pelo menos nove mandatos de busca e apreensão estão sendo cumpridos. Um designer, três agências de publicidades e dois propagadores da “Fake News” são os principais alvos das operações. Computadores foram apreendidos pela PF e os suspeitos irão prestar esclarecimentos para polícia.

O Ministério Público Eleitoral e a Ordem dos Advogados do Brasil acompanham o caso.