Joana Darc, eleita como “Protetora dos animais”, viaja para parque acusado de maltratar animais nos Estados Unidos

Amazonas – Eleita vereador e deputada estadual sob a bandeira da “causa animal”, a deputada Joana Darc (UB) escolheu passear em um parque mundialmente conhecido por maltratar animais: o SeaWorld, no EUA.  Longe dos holofotes do Amazonas, a parlamentar acabou filmada e o vídeo caiu nas redes sociais nesta terça-feira (26).

A organização PETA, que defende a causa animal, denunciar o Parque desde 2022. A diretora da PETA, a cantora Joan Jett participou  de uma reunião virtual do SeaWorld com acionistas do parque e denunciou supostos abusos, incluindo sexuais contra os animais em cativeiro.

O SeaWorld tem causado revolta pública ao continuar forçando a reprodução de golfinhos e baleias para criar gerações de animais que depois sofrem em tanques apertados, impedidos de ter qualquer contato com a vida natural. No programa do parque, golfinhos fêmeas são retiradas da água contra sua vontade e, às vezes, até drogados para que não ofereçam resistência enquanto a equipe do SeaWorld enfia tubos com sêmen em seus úteros. Alguns passam por esse processo repetidas vezes, e quando não morrem, os bebês são levados embora para outras prisões marinhas.

Joana não se pronunciou sobre o vídeo, ao contrário do que tem feito a cada ação onde aparece como defensora dos animais, como no célebre caso da Capivara Filó, onde chegou a peitar um agente do Ibama em Manaus, contrariando uma ordem da Justiça para deixar o animal protegido no cativeiro.

A empresa tem sido alvo de várias críticas há algum tempo, desde que uma de suas treinadoras foi morta por um dos animais em 2010. Em 2013, o documentário Blackfish colocou mais lenha na fogueira, afirmando que as orcas sofriam com maus-tratos.

Joana de licença

Joana Darc (UB), grávida, está de licença maternidade na Aleam desde fevereiro, alegando que não tem condições de trabalhar por causa da gravidez. Ela recebe  salário mensal de R$ 31 mil, e não compartilha a rotina longe do parlamento, muito menos viagens em família.