Justiça multa Boulos do PSOL em R$ 53 mil por divulgar pesquisa irregular

A Justiça Eleitoral de São Paulo condenou o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, a pagar uma multa de R$ 53,2 mil por divulgação irregular de uma pesquisa eleitoral em suas redes sociais. A decisão foi tomada em resposta a duas ações movidas pelo MDB, partido do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e pelo PSB, partido da pré-candidata Tabata Amaral.

As ações pediam que Boulos retirasse de suas redes sociais o recorte de uma pesquisa eleitoral que, segundo os partidos, era fraudulenta. Na publicação contestada, Boulos afirmava liderar contra qualquer opositor de direita, mostrando um quadro com sua liderança, Ricardo Nunes, o deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) e o senador Marcos Pontes (PL-SP), ambos não são pré-candidatos à prefeitura da capital.

Nas ações, os partidos argumentam que esse cenário apresentado por Boulos não constava na pesquisa. Tabata Amaral também havia se pronunciado contra a postagem do colega de Câmara.

O juiz responsável pela decisão considerou que a publicação de Boulos induzia o eleitor ao erro, ao apresentar dados de pesquisa de forma irregular. Ele destacou que a divulgação incluía dois nomes de um mesmo partido, o que impossibilitaria a candidatura simultânea de Salles e Pontes.

Fonte: Pleno News