Matteus recebeu verba do governo federal após fraudar cota; valores

Matteus Amaral, vice-campeão do BBB 24, está envolvido em uma controvérsia após fraudar o sistema de cotas raciais para ingressar em uma universidade pública e receber dinheiro do governo. Ele se autodeclarou negro e se inscreveu no programa Bolsa Permanência, destinado a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Matteus recebeu R$ 4,6 mil durante sua formação acadêmica, mas, em valores corrigidos, embolsou cerca de R$ 6,5 mil.

A Polícia Federal investiga o caso e já houve pedidos de busca e apreensão. Matteus afirmou que a autodeclaração racial foi um erro cometido por terceiros e pediu desculpas por qualquer mal-entendido. Ele também se inscreveu em um programa de vulnerabilidade social, o que enfraquece sua defesa.

O Bolsa Permanência tem como objetivo ajudar estudantes em situação de vulnerabilidade, especialmente indígenas e quilombolas, a permanecerem no ensino superior. As universidades devem aderir ao programa e cadastrar os alunos, que recebem pagamentos mensais diretamente do Ministério da Educação.