Morre Celeste Arantes, a mãe de Pelé, aos 101 anos

Brasil – Celeste Arantes, a mãe de Pelé, morreu, nesta sexta-feira, aos 101 anos, em Santos, no litoral de São Paulo. Por conta da idade avançada, ela estava hospitalizada desde o último sábado, no Hospital SerPiero, no bairro Vila Mathias, para receber cuidado paliativos. A informação é do jornal A Tribuna. O velório e o enterro serão realizados neste sábado, na Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos.

Filho de Pelé, Edinho lamentou a morte da avó nas redes sociais. O ex-goleiro publicou uma foto abraçado a Dona Celeste em seu Instagram com a legenda: “Descansa em paz, vó”.

O Santos também prestou sua homenagem à mãe do maior ídolo de sua história. O clube paulista decretou luto oficial de três dias e deixou sua bandeira hasteada a meio mastro. “Foram 101 anos de uma história de vida inspiradora. De uma mulher negra que enfrentou as infinitas adversidades da vida pelo bem de sua família. Descanse em paz, Rainha. O carinho, a admiração e a gratidão da nação santista são para sempre”, postou o Peixe em seu Instagram.

Celeste nasceu em Três Corações, em Minas Gerais, filha de Maria Neves e Jorge Arantes, em 1923. A mãe dela morreu no parto do décimo filho, que também acabou morrendo 15 dias depois. Aos 16 anos, no dia 29 de julho de 1939, casou-se com João Ramos do Nascimento, o Dondinho, uma década mais velho. O casal lutava pelo ganha-pão com dificuldade. Dondinho era jogador de futebol amador e por muito tempo não ganhou salário.

Pelé nasceu dois anos depois do casamento dos pais, quando Celeste tinha 18. Ela foi uma das responsáveis por incentivar o garoto a buscar a vida no esporte. Além de Pelé, ela teve outros dois filhos: Jair Arantes do Nascimento, o Zoca, já falecido, e Maria Lúcia do Nascimento Magalhães, com quem a matriarca vivia, em Santos.

A mãe o Rei do Futebol completou 100 anos no dia 20 de novembro de 2022, data da abertura da Copa do Mundo do Catar e pouco mais de um mês antes da morte de Pelé, que publicou uma dedicatória e agradeceu Dona Celeste pelos ensinamentos ao longo da vida.

“Hoje, celebramos 100 anos de vida da Dona Celeste. Desde criancinha, ela me ensinou o valor do amor e da paz. Eu tenho muito mais de uma centena de motivos para agradecer por ser o seu filho. Compartilho essas fotos com vocês, com muita emoção por celebrar este dia. Obrigado por todos os dias ao seu lado, mãe”, escreveu ele em post no Instagram.

Fonte: Extra