Aliados da gestão Lula impulsionam projeto eleitoral do MST

Importantes aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estiveram presentes no encerramento da plenária nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), ocorrida na quinta-feira (11). O evento realizado na Escola Nacional Florestan Fernandes em Guararema (SP) reuniu cerca de 300 participantes, com o objetivo de organizar e preparar pré-candidaturas de acampados, assentados e simpatizantes para as eleições de 2024.

Entre os presentes destacaram-se Paulo Okamotto, presidente da Fundação Perseu Abramo, e Gleisi Hoffmann, presidente do PT. Também estiveram presentes os marqueteiros Sidônio Palmeira, responsável pela campanha de Lula em 2022, e Otávio Antunes, que trabalhou na campanha de Fernando Haddad em 2018.

Durante o evento, Gleisi reafirmou o apoio do PT ao projeto eleitoral do MST e destacou a importância de aumentar a representação progressista para fortalecer o governo de Lula no Congresso. Ela enfatizou que uma vitória de candidatos ligados ao movimento pode contribuir significativamente para o projeto de reeleição do presidente.

Sidônio Palmeira enfatizou a importância da comunicação direta para os pré-candidatos, incentivando o uso do reconhecimento do movimento para conquistar votos com uma abordagem baseada na verdade e em materiais simples e emocionais, contrastando com o discurso de ódio e mentiras da extrema direita.

Tanto Palmeira quanto Okamotto mencionaram ter recebido incentivo de Lula para participar do evento. Okamotto ressaltou a preocupação do presidente com a proximidade do PT com suas bases sociais e a necessidade de ter parlamentares comprometidos com o partido. Palmeira relatou que Lula ficou entusiasmado ao saber de sua participação junto aos militantes do MST.