
Analistas de mercado que participam da pesquisa semanal do Boletim Focus projetam um aumento da inflação para 2024 e 2025. No relatório divulgado nesta segunda-feira (5) pelo Banco Central, os especialistas indicam que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve encerrar 2024 em 4,12%, comparado a 4,1% na semana anterior. Essa é a terceira semana consecutiva de elevação nas projeções de inflação.
Os economistas também esperam um aumento do IPCA em 2025, com a expectativa de que o índice feche o ano em 3,98%, em comparação a 3,96% na semana passada. Essa é a segunda semana seguida com revisão para cima.
O Boletim Focus também apresenta uma previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,2% para 2024, um leve aumento em relação à projeção anterior de 2,19%. Entretanto, para 2025, a previsão é de queda, com o crescimento esperado em 1,92%, abaixo da taxa de 1,94% prevista na semana passada.
As expectativas para o câmbio e a taxa de juros permanecem estáveis em 2024. O dólar deve fechar o ano em R$ 5,30, o mesmo valor da semana anterior, enquanto a taxa Selic deve permanecer em 10,5%, índice vigente atualmente. Para 2025, os analistas projetam um aumento na Selic, que deve encerrar o ano em 9,75%, comparado a 9,5% da semana anterior.
Divulgado toda segunda-feira, o Boletim Focus reúne estatísticas com base nas expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior. O relatório apresenta a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para inflação, atividade econômica, câmbio, taxa Selic e outros indicadores. Vale destacar que essas projeções refletem as expectativas do mercado, não do Banco Central.







