Bolsonaro afirma que cassar ministro do STF “não é bom”

(FILES) In this file photo taken on May 19, 2022, Brazil's President Jair Bolsonaro (L) greets Judge Alexandre de Moraes during an inauguration ceremony of new judges of the Superior Labor Court in Brasilia. - Alexandre de Moraes will assume the presidency of the Superior Electoral Court (TSE) on Tuesday August 16, 2022, a key institution ahead of the October 2 elections, which results Bolsonaro, who is second in the polls, assures that may be fraudulent. (Photo by Sergio Lima / AFP)

Brasil – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta quarta-feira (4), que cassar um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) “não é bom”.

Bolsonaro acrescentou que é “humilhante” falar em impeachment.

“Peço a Deus que toque o coração dos onze ministros e os onze ministros busquem uma alternativa entre vocês. É humilhante falar em impeachment, eu sei disso. Cassar um ministro não é bom”, afirmou o ex-presidente em entrevista para o canal AuriVerde Brasil no Youtube.

Sem citar diretamente o ministro do STF Alexandre de Moraes, Bolsonaro pediu para que um dos ministros da Corte abaixe a guarda.

Em outro trecho da entrevista, o ex-presidente afirmou que os ministros devem se “policiar”.

“Os onze ministros têm que se policiar; os dez têm que chegar para esse um e falar: ‘não dá mais, chega, acabou sua cota, chega’, porque o STF está enfrentando uma enorme desconfiança. A gente não quer isso. A gente quer um Supremo vibrante e que defenda a Constituição”, declarou Bolsonaro.

As falas de Bolsonaro vêm na esteira de críticas realizadas por parte de seus apoiadores à decisão de Moraes de suspender o X (antigo Twitter) no Brasil.

Interlocutores de Bolsonaro informaram ao STF que o ex-presidente não pretende defender o impeachment de Moraes durante o ato bolsonarista marcado para 7 de setembro.

O recado foi transmitido na semana passada, em resposta à preocupação sobre a postura que será adotada pelo ex-mandatário durante o evento.