Lula conta sobre queda no Alvorada e fala de furos na cabeça após cirurgia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) detalhou neste domingo (15) a cirurgia realizada após ser diagnosticado com hemorragia intracraniana, consequência de um acidente doméstico ocorrido em outubro no Palácio da Alvorada. As informações foram compartilhadas em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo.

Durante a conversa, Lula explicou que o procedimento, chamado trepanação, envolveu a realização de furos no crânio para drenar o líquido acumulado e lavar o cérebro. O presidente mostrou os curativos colocados nos locais do procedimento e comentou:

— Preciso esperar cicatrizar o furo que fizeram para tirar o líquido. Um furo serve para drenar, o outro para jogar soro e lavar o cérebro. Estou com vários curativos na cabeça.

Lula também relatou como aconteceu o acidente no banheiro do Palácio da Alvorada, no dia 19 de outubro. Ele contou que estava sozinho no momento da queda.

— A Janja estava na cozinha, cuidando das coisas dela. Eu caí sozinho. Durante alguns segundos, tive dificuldade para mexer as mãos e as pernas. Consegui virar, fui até a porta, peguei no trinco e me levantei — descreveu.

Agora, o presidente está focado na recuperação, com o acompanhamento médico em São Paulo, onde ficará até quinta-feira (19), quando fará uma nova tomografia.

— Os médicos me tranquilizam: se eu me cuidar, vou sair dessa. Tenho muita responsabilidade e disciplina. Vou ficar em casa, cuidando da saúde — concluiu.