sexta-feira, 23 de janeiro de 2026
Início BRASIL Vídeo de Nikolas Ferreira sobre mudanças no Pix se aproxima de 200...

Vídeo de Nikolas Ferreira sobre mudanças no Pix se aproxima de 200 milhões de visualizações

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) alcançou um marco de 150 milhões de visualizações em um vídeo publicado nas redes sociais nesta terça-feira (14/1). Na gravação, ele critica a nova regra de fiscalização das transações via Pix, que estabelece o monitoramento de movimentações acima de R$ 5 mil.

Apesar das afirmações do governo federal de que não há intenção de taxar o Pix, o tema gerou um intenso debate e desinformação. Nikolas não apenas questionou a fiscalização, mas também sugeriu que a taxação do sistema poderia ser considerada futuramente. Ele comparou a situação com outras medidas do governo, como a taxação de compras internacionais e mudanças no imposto de renda, dizendo: “Pix não será taxado, mas é bom lembrar: a roupinha da China não seria taxada, e foi. Não ia ter sigilo, mas teve. Você seria isento do imposto de renda, não vai mais. Ia ter picanha, não teve”.

O vídeo, que já ultrapassou 130 milhões de visualizações no Instagram, destaca a habilidade de Nikolas em engajar seus seguidores. Sua declaração ocorre enquanto o governo tenta desmentir rumores sobre possíveis mudanças no funcionamento do Pix, reiterando que a nova medida visa combater a lavagem de dinheiro e fraudes financeiras, sem a intenção de cobrar taxas dos usuários.

Especialistas apontam que a regra não afeta a gratuidade do Pix para pessoas físicas, mas visa aprimorar a fiscalização em transações de maior valor. No entanto, críticas como as de Nikolas ainda alimentam o receio de futuras medidas, mantendo o tema em debate constante.