sábado, 24 de janeiro de 2026
Início BRASIL Projeto que proíbe shows com apologia ao crime já foi ou será...

Projeto que proíbe shows com apologia ao crime já foi ou será apresentado em mais de 50 cidades

A chamada “Lei Anti-Oruam”, que proíbe a contratação de shows com apologia ao crime organizado em eventos voltados ao público infantojuvenil, já foi protocolada ou deve ser apresentada em mais de 50 cidades do Brasil.

O nome do projeto faz referência ao cantor de funk Oruam, cujas músicas abordam temas como drogas, crime e sexualização. Ele é filho de Marcinho VP, líder do Comando Vermelho, condenado a 36 anos de prisão por assassinato de traficantes rivais.

Entre as cidades onde a proposta avança, destacam-se capitais como Curitiba, Belém, Maceió, Rio de Janeiro, Cuiabá, Campo Grande, Porto Alegre, Natal e Goiânia, além de São Paulo, onde o projeto original foi apresentado pela vereadora Amanda Vettorazzo (União) em janeiro.

A iniciativa também ganhou apoio de políticos como os deputados estaduais Guto Zacarias (União-SP), Sargento Reginauro (União-CE), Eduardo Azevedo (PL-MG) e Eduardo Pedrosa (União-DF); o deputado federal Kim Kataguiri (União-SP); o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL); e o senador Cleitinho (Republicanos-MG).