“Estamos tentando baratear alimentos e aumentar salários”, avisa Lula

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da cerimônia em homenagem ao dia da Amazonia, nos Palacio do Planalto, com a presença dos ministros Flavio Dino, Marina Silva, Sônia Gajajara, Anielle Franco, Ester Dweck, Paulo Teixeira e o vice-presidente Geraldo Alckmin. Maior floresta tropical do mundo, a Amazônia sofre com diversas ações de desmatamento, garimpo ilegal, a grilagem de terras. Com extensão aproximada de 421 milhões de hectares, a Amazônia representa um terço das florestas tropicais do mundo. A região é responsável por vários processos climáticos, a exemplo da evaporação e transpiração da floresta, que ajudam a manter o equilíbrio do clima e a manutenção dos estoques de água doce. Além disso, abriga mais da metade da biodiversidade do planeta. | Sérgio Lima/Poder360 05.set.2023

Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (12) que o governo está procurando formas de diminuir os valores dos alimentos e aumentar os salários dos trabalhadores brasileiros. A declaração do petista aconteceu em entrevista à rádio Diário FM.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (12) que o governo está procurando formas de diminuir os valores dos alimentos e aumentar os salários dos trabalhadores brasileiros. A declaração do petista aconteceu em entrevista à rádio Diário FM.

“Essa semana vamos ter mais reuniões com outros setores empresariais e vamos encontrar um acordo. Porque isso preocupa a mim, preocupa ao Ministério da Fazenda, preocupa ao Ministério da Indústria e Comércio, sobretudo os ministérios que trabalham na área social. Então, nós estamos tentando ver como é que a gente vai fazer para baratear o alimento e continuar aumentando o salário”, disse Lula.

De acordo com o presidente, o aumento da produção e do salário é uma maneira para que a comida “chegue à mesa do trabalhador com preços compatíveis”.

“Porque é muito importante que a gente continue aumentando o salário. Porque somente com um aumento no salário e uma certa redução do preço é que a gente vai permitir que a comida chegue na mesa do trabalhador com preços compatíveis com o salário que ele ganha”, declarou o petista.

Ainda, Lula contou que o governo está trabalhando para aumentar a produção do pequeno e médio produtor. “Precisamos fazer mais investimento, mais tecnologia, mais financiamento, mais assistência técnica para que se melhore a capacidade produtiva dessa gente e para que o alimento possa ser produzido com muito mais qualidade, com muito mais rapidez e com muito mais quantidade. Isso nós estamos fazendo”.