Inmet alerta para nova onda de calor em várias regiões do país

climate change, low angle view Thermometer on blue sky with sun shining in summer show increase temperature, concept global warming

O Brasil enfrenta, a partir desta segunda-feira (17), a terceira onda de calor de 2025. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno atinge inicialmente partes de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná, avançando depois para Goiás e Bahia.

A massa de ar quente e seco, que já atuava em regiões do Sudeste, Sul e Nordeste, se intensificou no domingo (16), elevando as temperaturas em mais de 5°C acima da média climatológica. O Inmet alerta que a onda de calor deve persistir até pelo menos quinta-feira (20), representando riscos à saúde, especialmente quando as temperaturas permanecem elevadas por mais de cinco dias consecutivos.

Esta é a terceira onda de calor registrada no país em 2025. A primeira ocorreu entre 17 e 23 de janeiro, e a segunda entre 2 e 12 de fevereiro, ambas impactando principalmente o Rio Grande do Sul. Durante a última onda, o Inmet chegou a emitir um alerta vermelho de grande perigo, válido também para Santa Catarina e Paraná.

O estado gaúcho tem sido um dos mais afetados, com temperaturas superiores a 40°C em várias cidades. Em Porto Alegre, os termômetros registraram 39,3°C no último episódio de calor extremo.