sexta-feira, 23 de janeiro de 2026
Início POLÍTICA Tribunal de Contas do Amazonas cobra David Almeida para explicar aumento da...

Tribunal de Contas do Amazonas cobra David Almeida para explicar aumento da tarifa de ônibus

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) deu prazo de cinco dias para que a gestão do prefeito David Almeida apresente documentos que justifiquem o reajuste da tarifa de ônibus para R$ 5. A cobrança foi feita após questionamentos sobre a falta de transparência no aumento, que já foi suspenso pela Justiça.

A decisão foi publicada nesta quarta-feira (19) no Diário Oficial do TCE e assinada pelo conselheiro Érico Desterro. Caso David Almeida não consiga comprovar a necessidade do reajuste, o Tribunal pode determinar a suspensão definitiva da nova tarifa.

No documento, Desterro reforça que há um processo no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) tratando do mesmo tema, onde a Justiça já determinou a suspensão do reajuste. Além disso, ele destaca que a análise do aumento deve levar em conta o interesse público e o devido processo legal, garantindo que a decisão seja baseada em informações concretas e não apenas em alegações da gestão municipal.

Justiça já suspendeu o reajuste

Na última terça-feira (11), a desembargadora Mirza Telma de Oliveira Cunha negou o pedido da Prefeitura para restabelecer o aumento e manteve a decisão da juíza Etelvina Lobo Braga, que havia barrado o reajuste na sexta-feira (14) devido à falta de transparência nos cálculos apresentados pela gestão de David Almeida.

“A transparência nos cálculos tarifários deve ser assegurada, permitindo o escrutínio por parte da sociedade e dos órgãos de controle”, destacou a magistrada na decisão.

Veja decisão na íntegra

DECISAO-TCE-REAJUSTE-TARIFA