Advogado questiona viagem de Moraes em aeronave da FAB e pede investigação

Ministro do TSE, Alexandre de Moraes e o presidente do CNJ, Luiz Felipe Salomão assinam acordo para segurança na eleições de 2022, após cerimônia de lacração das urnas, no TSE. | Sérgio Lima/Poder 360 02.set.2022

O advogado Enio Martins Murad solicitou à Procuradoria-Geral da República (PGR) a abertura de investigação contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por supostamente utilizar um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para deslocamento de Brasília a São Paulo sem justificativa de interesse público.

A representação se apoia em reportagens que indicam que Moraes teria usado a aeronave da FAB em 26 de março, logo após participar da sessão da Primeira Turma do STF que tornou réus o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete acusados de envolvimento na tentativa de golpe de 2022.

O advogado alega possível improbidade administrativa e questiona a justificativa de segurança para o uso da aeronave. No dia seguinte à viagem, Moraes esteve na final do Campeonato Paulista, realizada na Neo Química Arena, onde o Corinthians, clube do qual é torcedor, conquistou o título sobre o Palmeiras. Sua presença no estádio foi registrada em imagens divulgadas em um perfil ligado ao Corinthians na rede social X.