quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
Início BRASIL Streaming está na mira do Congresso com proposta que eleva imposto para...

Streaming está na mira do Congresso com proposta que eleva imposto para financiar produções nacionais

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) é relatora do Projeto de Lei 2331/2022, que pode aumentar os custos dos serviços de streaming no Brasil. Conhecido inicialmente como “PL do Streaming”, o texto foi renomeado para Lei Toni Venturi e propõe uma alíquota de 6% sobre o faturamento bruto das plataformas — o dobro da proposta original, que previa 3%.

A arrecadação será destinada à Condecine (Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional), que financia o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), voltado ao fomento de produções brasileiras. Além da taxação, o projeto exige que ao menos 10% do catálogo das plataformas de streaming seja composto por obras nacionais.

O relatório de Feghali ainda não foi oficialmente apresentado na Câmara, mas informações obtidas pela Folha de S.Paulo revelam os principais pontos do texto. Após a apresentação, o projeto poderá receber emendas parlamentares.

O nome do projeto homenageia o cineasta Toni Venturi, falecido em maio de 2024, autor de obras como A Comédia Divina, Cabra-Cega e Latitude Zero.

A proposta atende a uma demanda do setor cultural, que em dezembro de 2023 publicou uma carta criticando a demora do governo federal em regulamentar o streaming. Dez entidades cobraram mais agilidade e defenderam que a taxação de plataformas como Netflix e outras é essencial para o fortalecimento do audiovisual brasileiro.