Janja parte para Moscou antes de Lula; viagem antecipada gerou especulações

A primeira-dama Janja Lula da Silva afirmou que já sofreu assédio moral e sexual. Ela não detalhou os casos, nem falou quando ocorreram. Citou o assunto durante evento de lançamento do grupo interministerial que montará um plano contra assédio e discriminação no serviço público com a presença das ministras Anielle Franco e Esther Dweck , no Centro Cultural da CEF, em Brasília. | Sérgio Lima/Poder360 27.jul.2023

A primeira-dama Rosângela da Silva, Janja, partiu nesta sexta-feira (2) para Moscou, na Rússia, com seis dias de antecedência em relação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A viagem foi realizada a bordo de um Airbus C-30 (A330-243) da Força Aérea Brasileira (FAB), com decolagem da base aérea de Brasília às 10h13 (horário de Brasília). A previsão é que o pouso na capital russa ocorra após as 5h (horário de Moscou) deste sábado (3), segundo o Flightradar24.

Enquanto isso, o presidente Lula deve chegar a Moscou no dia 8 de maio para participar, ao lado de Vladimir Putin, das celebrações do Dia da Vitória, que comemoram os 80 anos da derrota da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. A comitiva brasileira ficará na Rússia até o dia 10 de maio.

Após a visita à Rússia, Lula seguirá para a China para participar do IV Fórum China-CELAC.