Lula inicia giro internacional por Rússia e China acompanhado de ministros e aliados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou na noite desta terça-feira (6) para a Rússia, em mais uma viagem internacional que também incluirá uma visita à China. O voo partiu por volta das 22h com escala em Casablanca, no Marrocos, de onde Lula seguiu na manhã desta quarta-feira (7) rumo a Moscou. A chegada à capital russa está prevista para as 19h30 no horário local (13h30 de Brasília).

Na Rússia, o presidente participará das comemorações pelos 80 anos do Dia da Vitória, que marca a derrota da Alemanha nazista pela União Soviética na Segunda Guerra Mundial. Ele também terá reuniões bilaterais com o presidente Vladimir Putin e com o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico.

No domingo (11), Lula parte para a China, onde participará do Fórum China-Celac como convidado de honra. Está previsto um encontro com o presidente Xi Jinping para tratar de relações bilaterais. Esta será a segunda visita oficial de Lula à China durante seu atual mandato — a primeira ocorreu em 2023. No mesmo ano, Xi também esteve no Brasil após o G20 no Rio de Janeiro.

Comitiva

Lula será acompanhado por uma comitiva de autoridades, incluindo o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e o vice-presidente da Câmara, Elmar Nascimento (União Brasil-BA).

Também integram o grupo os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira; de Minas e Energia, Alexandre Silveira; de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos; e o assessor especial Celso Amorim. A lista foi divulgada pelo Palácio do Planalto.