quinta-feira, 22 de janeiro de 2026
Início POLÍTICA Moraes afirma que ausência de lacre não compromete cadeia de custódia em...

Moraes afirma que ausência de lacre não compromete cadeia de custódia em processo do 8/1

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou nesta quinta-feira (28) o pedido de anulação do processo contra ex-integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), acusados de suposta omissão nos atos de 8 de janeiro de 2023, por conta de provas devolvidas sem lacre oficial.

O pedido partiu da defesa do segundo-tenente Rafael Martins, que havia solicitado uma apuração interna à Procuradoria-Geral da República (PGR). Os advogados argumentaram que o celular e o computador do policial, apreendidos durante a investigação, foram devolvidos apenas em envelope grampeado, sem lacre oficial, o que, segundo a defesa, poderia comprometer a preservação da cadeia de custódia das provas.

Na decisão, Moraes descartou a alegação, afirmando que o procedimento de devolução não caracteriza irregularidade. Ele explicou que o manuseio dos bens apenas para conferência não compromete a integridade da prova.

“Ausência de lacre não implica, necessariamente, quebra da cadeia de custódia”, escreveu o ministro.

Moraes também destacou que não houve comprovação de prejuízo concreto à defesa. O julgamento dos policiais militares estava marcado para ocorrer entre 8 e 18 de agosto, mas foi retirado de pauta pela Primeira Turma do STF, sem nova data definida.