
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (24.out.2025) que os traficantes também são “vítimas dos usuários”. A declaração foi dada a jornalistas em Jacarta, na Indonésia, durante comentário sobre as operações do governo Donald Trump (Partido Republicano) no mar do Caribe, nas proximidades da Venezuela, com o objetivo declarado de combater o narcotráfico.
“Quando se fala em combater as drogas, talvez fosse mais eficaz enfrentarmos os nossos próprios viciados. Os usuários são responsáveis pelos traficantes — que, de certa forma, também são vítimas deles”, disse Lula.
O presidente criticou ainda a possibilidade de intervenções unilaterais em outros países e defendeu o respeito à soberania nacional.
“Antes de punir alguém, é preciso julgar e ter provas. Não se pode simplesmente anunciar que vai invadir outro país sob o pretexto de combater o narcotráfico. É necessário respeitar a Constituição, a autodeterminação dos povos e a soberania territorial de cada nação”, declarou.
Nesta semana, o governo dos Estados Unidos autorizou a CIA (Agência Central de Inteligência) a realizar operações secretas na Venezuela, justificando a medida como parte do combate ao tráfico de drogas e da tentativa de repatriar cidadãos americanos presos no país.
Lula afirmou estar aberto a discutir o tema com Trump em um possível encontro no domingo (26.out), em Kuala Lumpur, na Malásia.
“Se o presidente Trump quiser tratar desse assunto comigo, terei imenso prazer em conversar — sobre esse e outros temas”, concluiu.





