
Reconhecendo o papel estratégico da Corte de Contas para o Amazonas, o presidente da Assembleia Legislativa (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), liderou os demais parlamentares estaduais que prestigiaram a solenidade de posse da conselheira Yara Amazônia Lins, realizada na manhã desta segunda-feira (1º/12), quando ela assumiu, pela terceira vez, a presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AM).
“O Tribunal de Contas é uma instituição co-irmã da Assembleia Legislativa e é muito bom a gente ter na presidência mulher competente e com 50 anos de instituição, como é a conselheira Yara. Parabenizo à conselheira, o vice-presidente Josué Neto, que também foi deputado estadual junto comigo na Assembleia, e todos os demais conselheiros. Desejo a eles todo sucesso, êxito nos seus projetos e reafirmo que a Assembleia Legislativa estará sempre à disposição para continuar trabalhando em conjunto com o TCE pelo bem maior, que é a população do nosso Estado”, declarou.
Em uma solenidade que contou com a presença de autoridades do Executivo, Judiciário, além do Legislativo Estadual, a presidente empossada recordou feitos de sua gestão e projetou metas para o próximo biênio, 2026/2027.
“Me sinto profundamente lisonjeada e emocionada por este momento histórico. Agradeço aos meus pares por, pela terceira vez, me conduzirem à presidência do Tribunal de Contas do Amazonas. Essa é uma missão grandiosa e eu aceito com muita responsabilidade e humildade. Entre as nossas prioridades está a aprimoração dos processos, mais celeridade, transparência e rigor no acompanhamento das administrações públicas do geral, municípios e capital, com relação à aplicação do dinheiro público”, afirmou.
Empossado no cargo de vice-presidente da Corte de Contas, o conselheiro Josué Neto, reforçou seu compromisso com as prerrogativas próprias de seu cargo e recordou sua passagem pela presidência da Aleam, nos biênios 2013-2014, 2015-2016 e 2019-2020.
“Espero que este seja o melhor mandato da presidente Yara. É inegável que a experiência faz com que os serviços sejam melhor prestados. E eu, dentro das prerrogativas de vice-presidente, irei ajudá-la a exercer um bom mandato como presidente do Tribunal de Contas, sugerindo e colocando algumas das experiências que tive ao longo dos seis anos que estive como presidente da Assembleia Legislativa. Essa atitude de estar ao lado dela nada mais é do que a vontade, não apenas de apoiá-la, mas a vontade de ver o TCE cada vez mais forte e cada vez mais importante para o povo do Amazonas”, disse.
A solenidade de posse contou ainda com a presença dos deputados estaduais, Adjuto Afonso (UB), Professora Jacqueline (UB), Alessandra Campelo (Podemos), Débora Menezes (PL), George Lins (UB), Thiago Abrahim (UB), Mário César (UB), Carlinhos Bessa (PV), Sinésio Campos (PT) e Wilker Barreto (Mobiliza).
Além da presidente-conselheira e do vice-presidente, Yara Lins e Josué Neto, o colegiado do TCE/AM deu posse ao conselheiro Luis Fabian Barbosa como corregedor. O conselheiro Mário de Mello seguirá como ouvidor da Casa; e o conselheiro Júlio Pinheiro também continuará à frente da Escola de Contas Públicas (ECP).




