Com Zelensky, Trump mostra otimismo por fim da guerra da Ucrânia

Mundo – O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se encontra neste domingo (28/12) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Mar-a-Lago, clube privado do republicano em Palm Beach, na Flórida. Ao lado do líder ucraniano, Trump afirmou que Rússia e Ucrânia estão no estágio final das negociações para a implementação de um plano de paz.

“Nós estamos nos últimos estágios de conversa. Se não (chegarmos a um acordo) essa guerra vai continuar por muito tempo, milhões serão mortos, e ninguém quer isso”, afirmou Trump.

A reunião entre os líderes ocorrerá no salão principal do complexo. Autoridades europeias devem acompanhar o diálogo por telefone.

Conversa com Putin

A chegada do líder ucraniano acontece poucas horas depois de Trump afirmar que conversou por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Em publicação na Truth Social, o republicano descreveu a ligação como “boa e muito produtiva”.

O telefonema ocorreu em meio a uma intensificação dos ataques russos com mísseis e drones contra Kiev, o que elevou a pressão internacional por avanços diplomáticos e deu caráter de urgência à reunião com Zelensky.

O enviado especial do Kremlin, Kirill Dmitriev, também classificou a conversa entre Trump e Putin como produtiva.

Donald Trump confirmou ainda que pretende voltar a conversar com Putin após o término das reuniões com Zelensky.

Fim da guerra como prioridade

Questionado sobre a disposição de Putin para negociar, Trump disse considerar que o líder russo “fala sério” sobre o fim da guerra. O republicano, no entanto, evitou cravar que a reunião resultará em um acordo imediato.

Segundo Trump, há “elementos para um acordo”, embora tenha reconhecido que o conflito entre Rússia e Ucrânia é difícil de resolver. Ele também afirmou não trabalhar com prazos e disse que seu objetivo é “acabar com a guerra”.

Sobre os bombardeios russos à Ucrânia, Trump voltou a afirmar que Putin segue comprometido com a paz e ressaltou que Kiev também realizou ataques contra alvos russos.

Histórico de encontros

Esta é a quarta vez que Zelensky se reúne com Trump em busca de garantias de segurança para a Ucrânia. O encontro mais tenso ocorreu em fevereiro, quando os dois protagonizaram um embate no Salão Oval.

Em agosto, os líderes voltaram a se reunir, desta vez com a presença de representantes europeus. Já em outubro, Zelensky esteve em Washington para tentar obter mísseis de cruzeiro Tomahawk, pedido recusado por Trump.

Pauta de Zelensky

Na reunião, o presidente ucraniano pretende apresentar um plano viável para a paz e discutir garantias de segurança e a reconstrução da Ucrânia.

Mais cedo, Zelensky afirmou que as decisões sobre o fim do conflito dependem do apoio dos aliados de Kiev.

Antes da reunião e ao lado de Trump, o ucraniano afirmou que as negociações entre Kiev e Washington avançaram no último mês e disse esperar que a paz seja alcançada o mais rápido possível.

Zelensky afirmou que o foco do encontro será um plano de paz de 20 pontos e a definição das próximas etapas para um acordo. Segundo o líder ucraniano, cerca de 90% do plano já foi discutido pelas equipes dos dois países.