Mais de 130 veículos, entre eles micro-ônibus ‘amarelinhos’, são retirados das ruas de Manaus em fiscalização

Na última segunda-feira (19), o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) divulgou balanço das ações de fiscalização realizadas em 2025 para ordenar o transporte público em Manaus e aumentar a segurança dos usuários.

Entre as medidas, a operação “Transporte Legal” abordou 250 veículos, resultando na lavratura de 304 autos de infração e na apreensão de 131 veículos que circulavam irregularmente. As ações abrangeram 40 modalidades de transporte, com aplicação de 5.807 Unidades Fiscais do Município (UFMs).

As irregularidades mais comuns incluíram transporte não autorizado (80 casos), documentação irregular de veículos (63), condutores sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou com documento vencido (38) e veículos em mau estado de conservação, como pneus carecas (45). Também foram registrados casos de veículos sem retrovisores, para-brisas ou portas, além do descumprimento de itinerários autorizados. Diversos veículos transportavam passageiros sem permissão legal para atuar no serviço.

As fiscalizações seguem de forma permanente em pontos estratégicos da cidade. O IMMU reforça que a população pode colaborar denunciando práticas irregulares, como forma de promover uma mobilidade urbana mais organizada, segura e eficiente.