sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
Início Justiça Tribunal mantém demissão de técnico de segurança flagrado com maconha em ambiente...

Tribunal mantém demissão de técnico de segurança flagrado com maconha em ambiente de trabalho

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6) confirmou a demissão por justa causa de um técnico de segurança do trabalho que armazenava maconha para consumo próprio no alojamento de uma obra em Fernando de Noronha.

Por unanimidade, a 3ª Turma considerou que a conduta comprometeu a confiança necessária à continuidade do contrato, especialmente por ele ser responsável pela segurança da obra.

O relator, desembargador Fábio Farias, destacou que, embora o porte de pequenas quantidades de droga para uso pessoal não configure crime, o uso de substâncias que alteram os sentidos é incompatível com funções que envolvem risco.

O tribunal observou que o alojamento ficava dentro de instalações da Polícia Federal, classificadas como área de segurança nacional, e que a presença de droga, balança de precisão e acessórios de consumo violou normas do órgão público contratante.

O acórdão citou jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, segundo a qual o porte para consumo pessoal deixou de ser infração penal e passou a ter natureza administrativa. Ainda assim, o TRT concluiu que a situação representou quebra objetiva de idoneidade para a manutenção do contrato.

O técnico foi abordado em 2 de agosto de 2024 por agentes da Polícia Civil a caminho do alojamento e admitiu que a droga era para uso próprio. Para o tribunal, “independe de ser lícita ou ilícita a substância”: qualquer elemento que comprometa atenção e reflexos é proibido no ambiente de trabalho, principalmente quando o funcionário é responsável pela segurança.