quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026
Início BRASIL Alunos de universidade federal fazem protesto em evento com ministro de Lula

Alunos de universidade federal fazem protesto em evento com ministro de Lula

Na última quinta-feira (20), estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) aproveitaram a visita do ministro da Educação, Camilo Santana, a Maceió para protestar contra os cortes no orçamento do MEC. A manifestação ocorreu no auditório do Hospital Universitário (HU), onde o ministro cumpria agenda oficial.

Ligados a movimentos estudantis, os alunos cobraram mais investimentos na educação e criticaram o governo Lula. Durante o protesto, entoaram frases como: “Que contradição. Tem dinheiro para banqueiro, mas não tem para a educação”.

Cerca de 20 estudantes participaram da mobilização em meio a um auditório lotado, exibindo cartazes com mensagens como “Ufal pede socorro”, “Menos cortes, mais investimentos” e “Estudantes contra o desmonte nacional”.

A visita do ministro incluiu compromissos em Maceió e Rio Largo. No HU, ele assinou a ordem de serviço das obras do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Apesar do protesto, a cerimônia ocorreu sem interrupções, e o ministro seguiu com a programação oficial.