sexta-feira, 23 de janeiro de 2026
Início BRASIL Em evento no Paraná, Lula exalta vigília do MST durante sua prisão...

Em evento no Paraná, Lula exalta vigília do MST durante sua prisão em Curitiba

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (29) ser grato ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) pelo apoio prestado durante o período em que esteve preso na sede da Polícia Federal em Curitiba, entre 2018 e 2019. Em discurso no interior do Paraná, Lula disse que o apoio do movimento foi essencial nos 580 dias em que esteve detido.

— Se eu tivesse acesso a todo o ouro do mundo, ainda assim não conseguiria pagar a gratidão que tenho a vocês. Vocês não imaginam o que é estar preso e, todos os dias, ouvir um “bom dia, presidente Lula”, faça chuva ou sol — declarou o petista.

Durante o evento do programa Terra da Gente, em Ortigueira (PR), que oficializou o assentamento de 440 famílias da comunidade Maila Sabrina, Lula destacou que seu maior temor é decepcionar os militantes que o apoiam desde o início da vida política.

— Na minha idade, não tenho medo de mais nada. O único medo que tenho é o de trair a confiança que vocês depositaram em mim — afirmou.

O presidente também defendeu a atuação do MST, classificando-a como legítima e amparada pela Constituição. Ele estendeu o agradecimento à direção nacional do movimento:

— Minha gratidão não é apenas pelos sem-terra do Paraná, é pelos sem-terra de todo o Brasil. A luta de vocês não é ilegal; é para cumprir a Constituição — concluiu.