sábado, 24 de janeiro de 2026
Início POLÍTICA Bolsonaro convoca manifestação em prol da liberdade para 29 de junho na...

Bolsonaro convoca manifestação em prol da liberdade para 29 de junho na Avenida Paulista, em São Paulo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou um novo ato político em São Paulo. Em vídeo divulgado nesta segunda-feira (16) pelo pastor e aliado Silas Malafaia, Bolsonaro convoca seus apoiadores para uma manifestação na Avenida Paulista no próximo dia 29 de junho, às 14h.

Com duração de cerca de 11 segundos, o vídeo traz uma fala rápida de Bolsonaro: “A luta continua por democracia, por liberdade, por justiça. Compareça.” A postagem termina com uma montagem de declarações antigas do ex-presidente e uma foto com o lema “Tô chegando”.

Malafaia também foi o principal organizador do ato anterior pró-Bolsonaro na capital paulista, realizado em 6 de abril. Segundo um levantamento do Monitor do Debate Político do Cebrap e da ONG More in Common, aquele evento reuniu aproximadamente 44,9 mil pessoas no pico, por volta das 15h44, com base em fotos aéreas analisadas por inteligência artificial.

O episódio do “Popcorn and Ice Cream”

Durante o ato de abril, Bolsonaro tentou se comunicar com o público internacional e arriscou uma frase em inglês de cima de um carro de som. Criticando o Supremo Tribunal Federal (STF), ele afirmou que a Corte estaria condenando pessoas simples, como vendedores de pipoca e sorvete, por tentativa de golpe de Estado.

“Eu não falo inglês, uma grande falha da minha formação, mas quero dar um recado para o mundo e depois eu faço a tradução para vocês: ‘Popcorn and ice cream seller sentenced for a coup d’état in Brazil’. Ou seja, sorveteiro e pipoqueiro dando golpe de Estado no Brasil. É uma vergonha”, disse Bolsonaro na ocasião.

A declaração gerou repercussão nas redes sociais. No X (antigo Twitter), o termo “popcorn” ficou entre os mais comentados logo após o evento. Usuários ironizaram a fala do ex-presidente e fizeram memes sobre a tentativa de Bolsonaro de se comunicar em inglês.

Reaproximação entre Michelle e Carlos Bolsonaro

O evento de abril também chamou atenção pela inesperada aproximação entre Michelle Bolsonaro e Carlos Bolsonaro. Durante a manifestação, o senador Flávio Bolsonaro, os vereadores Carlos e Jair Renan Bolsonaro também estiveram presentes, atendendo ao chamado de Michelle para uma foto em família.

Carlos, que já teve desentendimentos públicos com a ex-primeira-dama, retribuiu o gesto com um abraço, em uma cena que surpreendeu o público. O momento contrastou com declarações anteriores de Michelle, que havia dito que não fazia questão de conviver com o filho 02 do ex-presidente.

Já Eduardo Bolsonaro, que atualmente vive nos Estados Unidos com a família e está licenciado da Câmara, não participou do ato, alegando “perseguição política”. O nome de Eduardo também foi lembrado nas redes, com internautas recordando quando Bolsonaro o defendeu como possível embaixador afirmando que ele “fritou hambúrguer nos Estados Unidos”.